Mato Grosso está entre os estados com maior proporção de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Até 23 de julho, 23,7% dos moradores do estado já haviam obtido o novo documento, o quarto maior percentual do país, atrás apenas do Piauí, Acre e Alagoas.
>>> Clique AQUI para participar do grupo do Popular Online no WhatsApp.
Mais de 30 milhões de brasileiros já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui os antigos documentos de RG e tem como base unificadora o CPF. A medida busca reduzir fraudes, melhorar os cadastros públicos e facilitar o acesso da população a serviços digitais.
Além de padronizar a identificação civil em todo o país, a CIN incorpora recursos de segurança como QR Code com assinatura digital, o que dificulta falsificações. O documento também permite o uso de biometria e será referência para benefícios da seguridade social.
A primeira via é gratuita e pode ser emitida em todos os estados, em Mato Grosso, a emissão pode ser feita em unidades do Ganha Tempo ou postos de identificação da POLITEC (Perícia Oficial e Identificação Técnica), mediante apresentação da certidão de nascimento ou casamento.
No lançamento do aplicativo oficial da CIN, que permite validar gratuitamente a autenticidade do documento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o objetivo é ter um Estado “mais moderno, eficiente e próximo de cada cidadão”. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destacou que o novo documento é essencial para solucionar a fragmentação do sistema de identificação e garantir cidadania plena.
Entre os estados com maior proporção de cidadãos já atendidos pela nova carteira, o Piauí lidera com 37% da população, seguido pelo Acre (27,6%), Alagoas (23,9%), Mato Grosso (23,7%) e Rio Grande do Sul (21,9%).
A faixa etária com mais emissões é a de jovens entre 15 e 19 anos, que representa 11% do total. Pessoas com deficiência também estão sendo contempladas com a inclusão de símbolos no novo documento, quase meio milhão de CINs emitidas até agora trazem essa identificação, sendo a maioria (53%) de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na região Centro-Oeste, que inclui Mato Grosso, foram emitidos 3,2 milhões de documentos até o momento. O Sudeste lidera em números absolutos, com mais de 10 milhões de emissões.
O mês de agosto terá um aumento nas contas de energia devido ao acionamento da bandeira tarifaria vermelha, no maior patamar, o 2, anunciou nesta sexta-feira (25) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, os consumidores terão custo extra de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a agência, a adoção da bandeira no patamar 2, após ter acionado o...
Com 23,7% da população já atendida, estado figura entre os cinco com maior proporção de emissões do novo documento
Projeto entregue a Carlos Avallone foca em inovação e sustentabilidade da Lacbom.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.